quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Realidade Alternativa?

Guerra Fria.
Um estado de tensão que cortou a respiração ao Mundo durante quase 4 décadas, opondo o Bloco Comunista, liderado pela URSS, às nações capitalistas encabeçadas pelos USA e países da Europa Ocidental (UE) que formaram a NATO (North Atlantic Treaty Organization), tratado este em que quando um país pertencente à NATO fosse atacado, os outros responderiam de imediato.
Isto formou nos países ocidentais uma força militar poderosa, com intuito de contrariar os países do Pacto de Varsóvia, o equivalente de leste à NATO.
E se, em 1989, quando a URSS se encontrava em colapso iminente, os seus líderes, em vez deixarem cair o gigante soviético à falha social, política, económica, e ideológica, decidissem por cobro à Guerra Fria, lançando uma ofensiva em massa à Europa Ocidental, e quem sabe, aos próprios USA.
Este era o plano dos soviéticos, desde do inicio da guerra fria que foi traçado assim, uma ofensiva em massa, apoiada nos números, que simplesmente passa-se por cima das defesas da NATO...
Quem ganharia, não sei, mas a a 3ª Guerra Mundial daí resultante seria terrível, a uma velocidade de combate e eficácia de níveis nunca antes vistos.
É um bom exercício mental pensar nisto.
Hoje em dia, cada vez mais com a crise económica generalizada a nível mundial, quem sabe...quem sabe se a guerra em larga escala, se os antigos medos e receios já esquecidos há quase 20 anos, não voltam...

...Espero sinceramente que não...

Se em 1989 a URSS tivesse atacado, o uso de tropas aerotransportadas (blindados inclusivé), com o objectivo de fazer bypass a posições defensivas mais custosas e de capturar alvos estratégicos mais rapidamente seria algo deste género:



O vídeo é do jogo (excelente) World in Conflict , a música chama-se Polyushka Polye e é cantada pelo coro do exército vermelho.
Ah, e já agora podem-me oferecer pelo Natal o T-80U que aparece no final do vídeo (sim, o tanque).

Até à próxima maré alta!

Sem comentários: